U-LEARNING: INTEGRAÇÃO DE TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Palavras-chave:
Aprendizagem ubíqua, Educação a Distância, Ensino aprendizagemResumo
Atualmente é trivial observar que a Tecnologia da Informação e Comunicação Móvel e Sem fio e seus recursos estão em tudo, bastando o olhar do mais leigo observador para perceber a influência de smartphones, tablets e outros, permitindo conectividade e portabilidade. A Educação a Distância também segue evoluindo baseada nas atuais tecnologias, chegando ao já reconhecido u-learning. No entanto, pesquisas divulgam que elementos considerados no u-learning, tais como conhecimentos prévios, preferências e objetos do mundo real, ainda não estão sendo apurados em processos de ensino-aprendizagem, alertando então, para a utilização maciça de sistemas de Educação a Distância tradicionais, que se configuram em ambientes de aprendizagem estáticos, expondo para diferentes perfis de estudantes um mesmo conjunto de material didático, uma mesma interface e supondo até, a mesma disponibilidade de recursos tecnológicos. Além disso, essas mesmas pesquisas indicam a necessidade de se aprimorar técnicas de ensino-aprendizagem, que permitam o desenvolvimento de capacidades relacionadas ao u-learning para o alcance da aprendizagem significativa. Sendo assim, esta pesquisa propõe a adaptação de ambiente virtual de aprendizagem ao u-learning e um modelo de técnicas de ensino-aprendizagem voltado ao u-learning. Neste sentido, foram levantados recursos e tecnologias relacionados ao u-learning e o Conectivismo apresentado como nova teoria da aprendizagem. Ante os procedimentos metodológicos foi adotada a abordagem quali-quanti; revisão literária; e realizada a avaliação do modelo aqui proposto e da aquisição da aprendizagem significativa. Os resultados indicam que há possibilidade do alcance da aprendizagem significativa em função do u-learning por meio de técnicas de ensino-aprendizagem correspondentes.