FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA): E A SALA DE AULA?

Autores

  • Marcelo Pustilnik Vieira Universidade Federal de Santa Maria Autor
  • Leonir Santos de Souza Universidade Federal de Rondônia Autor
  • Tarso Leandro Holanda Leite Universidade Federal de Rondônia Autor

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologia e educação, Um Computador por Aluno, Inovação

Resumo

O presente artigo é fruto da experiência dos autores na formação de professores, via educação a distância (EaD) que ocorreu no Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) implantado pelo Ministério da Educação (MEC), a partir de 2010, já em sua fase piloto. Ao encontrar resistência à formação por parte de professores de uma determinada escola, no estado de Rondônia, a equipe de formação partiu para uma experiência diferenciada, onde os professores e suas realidades de sala de aula foram consideradas. A formação a partir deste momento passou a ser rica em produção, com boas experiências de uso educacional do computador por parte de alunos e professores demonstrando terem sido acertada as mudanças. Apresentamos algumas experiências e seus resultados, apesar de neste artigo não ter sido o foco o uso do computador, mas sim como organizar a formação de professores para que possam incluir curricularmente o uso das novas tecnologias, neste caso, prioritariamente um computador educacional, de forma que os resultados sejam efetivos em sala de aula.

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Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

VIEIRA, Marcelo Pustilnik; SOUZA , Leonir Santos; LEITE, Tarso Leandro Holanda. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA): E A SALA DE AULA?. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1667.. Acesso em: 8 dez. 2024.