A TEORIA DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL: PARA UM MODELO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Educação a Distância, Formação continuada de professores, Teoria da Distância TransacionalResumo
O presente estudo objetiva investigar a Teoria da Distância Transacional e as suas variáveis estrutura, diálogo e autonomia, em um curso online e assíncrono de formação continuada de professores de inglês recém-contratados, de uma escola privada especializada no ensino de inglês como língua estrangeira. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualiquantitativa baseada na pesquisa bibliográfica e documental e na análise de questionários e de entrevistas semiestruturadas realizados com os professores-cursistas. Para melhor compreender o problema apresentado, foram utilizados como referencial teórico os estudos sobre a educação a distância realizados por Michael G. Moore, D. Randy Garrison, Björn Hölmberg e Maria Luiza Belloni. As pesquisas sobre a formação inicial, continuada e a distância de professores realizadas por Philippe Perrenoud, Maurice Tardif, Felipe Bezerra Duarte e Marlécio Maknamara constituem referências seminais. Para melhor compreender questões de caráter corporativo do curso e suas interferências na extensão da distância transacional, foram utilizados os estudos realizados por Jeanne Meister, Fátima Bayma, Antonia Colbari e Marisa Eboli. Os resultados da investigação revelam que a extensão da distância transacional é diretamente afetada não apenas pelas variáveis estrutura, diálogo e autonomia, mas também por fatores corporativos e externos ao programa educacional a distância, como as crenças profissionais sobre ensino e aprendizagem e questões de ordem pessoal. Além disto, a utilização sistemática de estratégias de aprendizagem escolhidas pelos próprios professores-cursistas contribui para a diminuição da distância transacional. Os dados da pesquisa demonstram também que a flexibilidade de gerenciamento do tempo possibilitada pela educação a distância é um elemento significativo na formação continuada dos professores.