A EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA UFVJM - POLO DE TEÓFILO OTONI-MG: DIFICULDADES PRÁTICAS E POTENCIALIDADES
Palavras-chave:
Administração Pública, dificuldades e potencialidadesResumo
A educação à distância tem se destacado como uma nova forma de acesso ao ensino superior em todo o Brasil. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo descrever as práticas limitantes e potencialidades da Política Pública de Educação do Ensino Superior na modalidade a distância da UFVJM, no polo de Teófilo Otoni-MG. A abordagem empregada caracteriza-se como quantitativa e qualitativa, utilizou-se como ferramentas de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, observação participante e um questionário semi-estruturado (misto). As categorias analíticas utilizadas abordam os conceitos contidos nos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior à Distância. Os dados coletados demonstraram as seguintes potencialidades: o nível de compreensão da plataforma Moodle, as vídeo-aulas e a flexibilidade de horários de estudos. Pelos dados da pesquisa documental do GAA verificou-se como maiores dificuldades práticas: i) a falta de retorno (feedbacks) por parte dos professores; ii) a demora na postagem das notas; iii) a falta de retorno dos tutores; iv) a pouca participação dos docentes no ambiente virtual de aprendizagem; e v) por fim, a ausência de material didático impresso. Dentre as potencialidades pode-se destacar: i) a flexibilidade de horários de estudo; ii) a possibilidade de adquirir um bom curso superior com a facilidade de aprendizagem individual; iii) o alcance a distancias que viabilizam o estudo; e iv) o uso de tecnologias atualizadas. Por meio da análise da pesquisa e apoiado em parte em pesquisa bibliográfica, infere-se que o sucesso da modalidade de ensino EAD depende dentre outros fatores da forma empregada e das condições da utilização das ferramentas tecnológicas.