Estudo de caso sobre as ações do tutor a distância nos processos de acompanhamento ao AVA
Palavras-chave:
Educação a distância, tutoria, ferramentas de aprendizagemResumo
O presente texto apresenta a discussão acerca de dados coletados no trabalho intitulado “As ferramentas e estratégias de interação e comunicação em EAD: potencialidades e limitações da ação do tutor a distância”, pesquisa desenvolvida em um curso de especialização, com o objetivo apresentar as principais reflexões desse trabalho cuja temática tratava do sistema de tutoria na plataforma Moodle. O objetivo geral da referida pesquisa foi identificar e determinar quais são as principais ferramentas da plataforma MOODLE utilizadas em um curso a distância, bem como suas contribuições para a aprendizagem colaborativa. Os objetivos da pesquisa eram compartilhar e refletir acerca dos momentos e/ou situações em que ocorrem mais fluidez a aprendizagem colaborativa dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); analisar as características do trabalho desempenhado pelo tutor e, verificar a formação dos tutores, percebendo os aspectos relativos às questões didático-metodológicas e as tecnologias. A metodologia utilizada envolveu um estudo de caso, com aplicação de questionário com questões semiabertas que nos permitiu refletir sobre o papel do tutor na mediação da aprendizagem colaborativa. Por meio do estudo de caso foi possível refletir sobre a atuação do tutor nos processos de acompanhamento da aprendizagem dos cursistas. Como resultados, percebemos a importância de construir um ambiente de aprendizagem com ferramentas e tutores interativos e, também, constatamos a necessidade de cada vez mais discutir acerca do uso das ferramentas de aprendizagem e suas potencialidades no ampliar da construção do conhecimento no AVA.