Prática docente do tutor no processo de ensino aprendizagem a partir do uso dos planos de tutoria na EaD da UAB

Autores

  • Emmanuele Maria Correia Costa UFAL Autor
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa UFAL Autor

Palavras-chave:

Plano de tutoria, tutoria, aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como argumento central a prática docente do tutor a partir do uso dos planos de tutoria no contexto da EAD/UAB. Este, por sua vez, é um instrumento que orienta as atividades do tutor tendo como proposta nortear suas ações pedagógicas,pontuando suas atividades e guiando os procedimentos para o acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos.Teve como questionamento evidenciar como o plano de tutoria auxilia a prática pedagógica do tutor online no processo de ensino e aprendizagem no ambiente virtual de aprendizagem (AVA)? Teve como objetivo analisar se os planos de tutoria são efetivos na ação docente do tutor, e se são instrumentos de suporte que contribui para o processo de ensino aprendizagem;como a utilização do plano de tutoria pode aumentar a qualidade das interações que contribui para a melhoria do processo de ensino aprendizagem; Identificar as dificuldades encontradas pelos tutores, na interpretação das informações contidas dentro do plano de tutoria e se são acompanhadas pelos professores; Observar as diferenças entre o desempenho do trabalho dos tutores que utilizam e os que não fazem o uso do plano de tutoria. A pesquisa foi realizada com base numa abordagem qualitativa de cunho exploratório, na qual a coleta de dados aconteceu a partir da aplicação de um questionário realizado com vinte quatro tutores online vinculados a UAB. Onde a coleta de dados foi realizada em fevereiro de 2015.Constatou-se que é preciso compreender a importância e a função que o plano de tutoria exerce para o bom andamento do trabalho do tutor, pois minimiza as dificuldades, além de organizar a ação pedagógica do mesmo na condução do seu trabalho.

Downloads

Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

COSTA , Emmanuele Maria Correia; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. Prática docente do tutor no processo de ensino aprendizagem a partir do uso dos planos de tutoria na EaD da UAB. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1662.. Acesso em: 8 dez. 2024.