FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UENP, EM DIDÁTICA: UMA PROPOSTA
Palavras-chave:
Educação à Distância, Formação Docente, Didática, Metodologia de Ensino, Criatividade e LudicidadeResumo
Este estudo tem como norte a proposta da formação dos docentes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Didática, por meio da Educação à Distância (EaD). A elevação do nível de formação dos profissionais proporcionado pela EaD tem grandes repercussões na qualidade da educação. No caso dos professores da UENP, impulsionará a formação teórica e permitirá uma melhoria na prática docente, tornando a aprendizagem mais atraente. Com isso amplia também as possibilidades de uma melhor condução dos parâmetros de cidadania para a convivência num mundo em constante processo de transformação e de diferenças sociais e culturais. O objetivos principais são apresentar uma metodologia de ensino em três momentos distintos: falar, ler e registrar; melhorar a qualidade, oportunidade e alcance no processo de formação continuada dos docentes que trabalham nos três campi da UENP. Trata-se de um trabalho bibliográfico e apresenta uma proposta metodológica para a referida atividade de formação, em três momentos, falar o mundo, ler o mundo e registrar o mundo. Pretende-se, com esta proposta, a divulgação do conhecimento didático e sua importância para a sala de aula, na Educação Superior, bem como o uso de metodologias com elementos criativos e lúdicos.