FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UENP, EM DIDÁTICA: UMA PROPOSTA

Autores

  • Maria Cristina Simeoni UENP Autor

Palavras-chave:

Educação à Distância, Formação Docente, Didática, Metodologia de Ensino, Criatividade e Ludicidade

Resumo

Este estudo tem como norte a proposta da formação dos docentes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Didática, por meio da Educação à Distância (EaD). A elevação do nível de formação dos profissionais proporcionado pela EaD tem grandes repercussões na qualidade da educação. No caso dos professores da UENP, impulsionará a formação teórica e permitirá uma melhoria na prática docente, tornando a aprendizagem mais atraente. Com isso amplia também as possibilidades de uma melhor condução dos parâmetros de cidadania para a convivência num mundo em constante processo de transformação e de diferenças sociais e culturais. O objetivos principais são apresentar uma metodologia de ensino em três momentos distintos: falar, ler e registrar; melhorar a qualidade, oportunidade e alcance no processo de formação continuada dos docentes que trabalham nos três campi da UENP. Trata-se de um trabalho bibliográfico e apresenta uma proposta metodológica para a referida atividade de formação, em três momentos, falar o mundo, ler o mundo e registrar o mundo. Pretende-se, com esta proposta, a divulgação do conhecimento didático e sua importância para a sala de aula, na Educação Superior, bem como o uso de metodologias com elementos criativos e lúdicos.

Downloads

Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SIMEONI, Maria Cristina. FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UENP, EM DIDÁTICA: UMA PROPOSTA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1661.. Acesso em: 8 dez. 2024.