Educação com Tecnologias Digitais: questões didáticas que contribuem para aprendizagem
Palavras-chave:
didática na EAD, teorias de aprendizagem, competências docenteResumo
O cenário atual de Tecnologias Digitais oferecem diversos recursos para o ensino e aprendizagem, seja de forma presencial, virtual ou ubíqua. Esses oportunizam a criação de estratégias que vão desde a troca de informações em espaços colaborativos, como a criação de ferramentas educacionais pelos próprios estudantes. Tal fato estimula o engajamento e a cooperação em espaços de aprendizagem. Utilizar diferentes estratégias didáticas, que contemplem a realidade tecnológica contribui para a efetivação do ensino e da aprendizagem. Mesmo diante de tantas ferramentas, ainda é comum encontrar aulas construídas com base em padrões tradicionais e convencionais de ensino. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar algumas das características que interferem na aprendizagem no contexto da Educação com Tecnologias Digitais. Para tanto, foi constituída uma pesquisa de levantamento que se pautou em três esferas: competências para Educação com Tecnologias Digitais; teorias de aprendizagem relacionadas às tecnologias e características de aprendizagem da atual geração de estudantes. Entre os principais resultados, destaca-se que as características de aprendizagem da atual geração de conhecimento são pautadas por ações de autoria e de colaboração em rede. Já as teorias de aprendizagem, ainda que descritas há muitos anos, continuam descrevendo o perfil de ensino e de aprendizagem de muitos professores e estudantes. Fator positivo, pois uma das características é a valorização do protagonismo estudantil, mas também negativo, pois ainda é comum encontrar características instrucionistas em ambientes de aprendizagem. A construção desse trabalho é um convite à reflexão sobre a constituição dos espaços de aprendizagem com uso de Tecnologias Digitais.