EDUCAÇÃO E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: EXPERIÊNCIA PRÁTICA A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Palavras-chave:
Contexto Escolar, Uso das TDIC. , Fotografia, Weblogs, AprendizagemResumo
O presente trabalho demonstra a importância da utilização do blog, a partir dos resultados do projeto de extensão denominado “A fotografia no cotidiano de São José da Tapera-AL”, realizado em uma escola da rede pública municipal em uma turma de 4º ano, como parte integrante de cinco eixos do projeto guarda-chuva: “Mídias, jogos, artes na prática pedagógica dos estudantes do curso de pedagogia, modalidade a distância”, buscando integrar o conhecimento acadêmico científico com ações práticas inovadoras do cotidiano da sala de aula de escolas de modo a despertar novos olhares frente ao cotidiano e possibilidades de se trabalhar com o meio, cujas atividades gerais objetivaram proporcionar experiências prático-pedagógicas mostrando a relevância da pesquisa-ação com base no implemento de estratégias para a execução de um intercâmbio entre o ensino e a aprendizagem com práticas motivadoras para o professor e para o aluno no cotidiano de escolas públicas do Estado de Alagoas. Três eixos estruturam este artigo. O primeiro, a importância das tecnologias digitais de informação e comunicação na aprendizagem no curso de Pedagogia. O segundo, blog como ferramenta no processo de aprendizagem. O terceiro, a descrição da experiência prática de acordo com o projeto de extensão e a resultância obtida. A pesquisa evidenciou os resultados qualitativos que podem ser alcançados no ensino-aprendizagem, a partir da utilização de instrumentos tecnológicos. Por estimular novas descobertas com esses recursos, o indivíduo busca de forma significativa explicações para suas curiosidades. Algumas concepções teóricas que contribuíram na elaboração do artigo: Kenski (2003), Torquato (2013), Nogueira (2011), Silva e Albuquerque (2009), Moran (1997), Silva; Duarte (2013) dentre outros.