MOOC (MASSIVE OPEN ONLINE COURSES): AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Aprendizado, Cursos abertos massivos online, Educação à distância, MOOCResumo
Considerado um fenômeno recente na área da educação à distância, os MOOC (Massive Online Open Courses) estão surgindo como febre na Web e capacitando milhares de pessoas ao redor do mundo. O presente estudo objetiva abordar algumas discussões sobre os MOOC e suas formas de aprendizagem. Inicialmente, abordaremos as características básicas do MOOC exemplificando as plataformas mais utilizadas e o novo papel do professor e do aluno no processo de aprendizagem nos curso abertos massivos online. O estudo consiste de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório, desenvolvido a partir de trabalhos científicos no Portal dos periódicos da Capes e pesquisa no Google utilizando palavras-chaves "MOOC" e "Massive Open Online Courses" priorizando-se a seleção de artigos científicos no Portal da Capes por pares, publicado em 2013 a 2015, com idiomas em Português e Espanhol. Após analise foram selecionados 7 (sete) artigos que falavam sobre aprendizagem, desafios, oportunidades, problemas, provedores e características dos cursos MOOC. Embora seja um processo de aprendizagem recente e exista muita pesquisa sobre o tema acima essa pesquisa mostra que os cursos abertos massivos online surgem como oportunidade de formação, contribuindo para a melhoria de ensino não só aos estudantes mais também ao professor, cujas experiências serão disseminadas e aperfeiçoadas ao longo de sua missão.