A CONSTITUIÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA QUE PROPORCIONEM CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS
Palavras-chave:
investigações em grupo a distância, aprendizagem colaborativa assistida por computador, seres-humanos-com-midiasResumo
Como alternativa a práticas pedagógicas em Educação a Distância restritas à entrega de
material aos alunos, apresentamos um ambiente de aprendizagem matemática online,
concebido a partir de pressupostos de interação e investigação, para trabalhos em
grupo, por alunos a distância. Utilizamos roteiros de investigação geométrica suportados
por edição de texto colaborativa, chat, software de geometria dinâmica e
compartilhamento de tela, para possibilitar investigações matemáticas em grupos nesse
cenário. Este relato de experiência apresenta o processo de desenvolvimento desse
ambiente de aprendizagem matemática a distância, que tem como objetivo promover a
constituição de cenários para investigação matemática por meio de grupos trabalhando
online em um roteiro de atividade, apoiados por um conjunto de tecnologias que
possibilitem diversas formas de interação, comunicação e colaboração entre vários
atores envolvidos. Apresentamos aqui os pressupostos teóricos que baseiam o
desenvolvimento desse ambiente e detalhamos as tecnologias que foram integradas a
fim de tornar possível que grupos de alunos trabalhem em atividades investigativas, em
tempo real, mesmo estando distantes fisicamente. A realização de atividades utilizando
esse ambiente de aprendizagem é apresentada como resultado do seu desenvolvimento
e com elas concluímos ser possível promover atividades matemáticas investigativas em
grupos online, utilizando um conjunto de tecnologias integradas que proporcionem um
cenário para investigação.