USO DE GAMES POR CRIANÇAS: VIRTUALIDADE E SIMULAÇÃO NO ESPAÇO LÚDICO

Autores

  • Wagner Antonio Junior Professor efetivo da Secretaria Municipal da Educação de Bauru Autor
  • Tizuko Morchida Kishimoto Professora da Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo Autor

Palavras-chave:

Games, Virtualidade, Ludicidade, Imaginário, Educação infantil

Resumo

Com a emergência da sociedade tecnológica e a difusão do computador nas últimas
décadas, os games passaram a ocupar um espaço virtual e imaterial e, atualmente, se
consolidaram como uma das atividades mais frequentes entre crianças e adolescentes.
Apresentamos nessa comunicação reflexões sobre os games, com base em pesquisa, que
tem por objetivos: a) retroagir ao surgimento dos games; b) analisar a construção do
imaginário infantil e como isso é potencializado no espaço virtual; c) descrever as
possibilidades do uso de games pelas crianças. Este artigo é parte da pesquisa de
mestrado que vem sendo desenvolvida junto ao Laboratório de Brinquedos e Materiais
Pedagógicos – LABRIMP, da USP. Espera-se, ao final desse trabalho, comprovar que os
games apresentam-se como possibilidades lúdicas ao desenvolvimento do imaginário
infantil.

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Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

Como Citar

JUNIOR, Wagner Antonio; KISHIMOTO, Tizuko Morchida. USO DE GAMES POR CRIANÇAS: VIRTUALIDADE E SIMULAÇÃO NO ESPAÇO LÚDICO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1655.. Acesso em: 7 dez. 2024.