USO DE GAMES POR CRIANÇAS: VIRTUALIDADE E SIMULAÇÃO NO ESPAÇO LÚDICO
Palavras-chave:
Games, Virtualidade, Ludicidade, Imaginário, Educação infantilResumo
Com a emergência da sociedade tecnológica e a difusão do computador nas últimas
décadas, os games passaram a ocupar um espaço virtual e imaterial e, atualmente, se
consolidaram como uma das atividades mais frequentes entre crianças e adolescentes.
Apresentamos nessa comunicação reflexões sobre os games, com base em pesquisa, que
tem por objetivos: a) retroagir ao surgimento dos games; b) analisar a construção do
imaginário infantil e como isso é potencializado no espaço virtual; c) descrever as
possibilidades do uso de games pelas crianças. Este artigo é parte da pesquisa de
mestrado que vem sendo desenvolvida junto ao Laboratório de Brinquedos e Materiais
Pedagógicos – LABRIMP, da USP. Espera-se, ao final desse trabalho, comprovar que os
games apresentam-se como possibilidades lúdicas ao desenvolvimento do imaginário
infantil.