OS LETRAMENTOS NA EAD: DISCURSOS PRODUZIDOS NA LEITURA E NA ESCRITA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Palavras-chave:
letramentos, discursos, leitura e escrita, educação, formaçãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo socializar uma pesquisa, ainda incipiente, sobre
os letramentos possíveis que vêm se configurando na EAD, tendo como análise, em
especial, a disciplina Língua Portuguesa na Educação 1 do Curso de Licenciatura em
Pedagogia. Parte de reflexões teórico-conceituais da proposta disciplinar que, a
princípio, não estariam sendo efetivadas, na prática, no espaço do próprio ambiente
virtual de aprendizagem. Tal questão, no momento de construção colaborativa dessa
sala de aula, mereceu destaque pela equipe que compõe a disciplina, que se propôs a
estudar, por meio dos discursos produzidos pelos licenciandos, a forma como
lidam/entendem a leitura e a escrita pelas suas próprias produções através das
ferramentas de interação. Privilegiamos, como atividades avaliadas, os fóruns de
discussão, por serem lócus de comunicação mais aberta, em que o diálogo pudesse se
constituir mais livremente. Os procedimentos metodológicos contam com uma pesquisa
qualitativa e participante, em que os próprios professores-tutores e a coordenação são
também a equipe da pesquisa. Por meio da análise do discurso, pretendemos confrontar
resultados pelo cruzamento dos discursos dos alunos e a aproximação com as
subcategorias definidas. No momento atual, a pesquisa encontra-se em fase de análise
dos dados coletados, depois das categorias estabelecidas. Esperamos que esse material
possa auxiliar nos debates sobre a construção das salas de aula virtuais, bem como
quanto à forma de seleção das ferramentas que mais bem aproximem os alunos de seu
uso efetivo da linguagem em contextos de aprendizagem. Ademais, que os futuros
docentes, ainda em formação, possam também compreender a utilização de cada
gênero discursivo pela interação já estabelecida no momento mesmo da disciplina.