JOGOS ELETRÔNICOS MUSICAIS E EAD: CONTINGÊNCIA DE FERRAMENTAS PARA A APRENDIZAGEM INSTRUMENTAL
Palavras-chave:
Jogos eletrônicos, EaD, Educação MusicalResumo
O objetivo deste artigo é apontar algumas das recentes modificações tecnológicas em
jogos eletrônicos, que possibilitaram o uso de instrumentos musicais reais como
controladores (joysticks). Além de pontos positivos e negativos de tais jogos, serão
levantados possíveis impactos desse novo paradigma para a educação musical. Como
exemplo, será observado o videogame JoyTune, uma ferramenta que poderá ser
usada para a aprendizagem de flauta doce. Neste jogo, por meio de interações com o
computador, são apresentados ao jogador diversos aspectos técnico-teóricos
musicais. Devido à sua estrutura multimídia e gratuita, consideramos a possibilidade
de sua inclusão em ambientes virtuais de aprendizagem. Este artigo é parte
integrante de uma pesquisa de Iniciação Científica, realizada com financiamento do
CNPq.