JOGOS ELETRÔNICOS MUSICAIS E EAD: CONTINGÊNCIA DE FERRAMENTAS PARA A APRENDIZAGEM INSTRUMENTAL

Autores

  • Luzilei Aliel Aluno de graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Autor
  • Daniel Gohn Professor do Depto. de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Autor

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos, EaD, Educação Musical

Resumo

O objetivo deste artigo é apontar algumas das recentes modificações tecnológicas em
jogos eletrônicos, que possibilitaram o uso de instrumentos musicais reais como
controladores (joysticks). Além de pontos positivos e negativos de tais jogos, serão
levantados possíveis impactos desse novo paradigma para a educação musical. Como
exemplo, será observado o videogame JoyTune, uma ferramenta que poderá ser
usada para a aprendizagem de flauta doce. Neste jogo, por meio de interações com o
computador, são apresentados ao jogador diversos aspectos técnico-teóricos
musicais. Devido à sua estrutura multimídia e gratuita, consideramos a possibilidade
de sua inclusão em ambientes virtuais de aprendizagem. Este artigo é parte
integrante de uma pesquisa de Iniciação Científica, realizada com financiamento do
CNPq.

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Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

Como Citar

ALIEL, Luzilei; GOHN, Daniel. JOGOS ELETRÔNICOS MUSICAIS E EAD: CONTINGÊNCIA DE FERRAMENTAS PARA A APRENDIZAGEM INSTRUMENTAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1650.. Acesso em: 19 set. 2024.