A CULTURA DA CONVERGÊNCIA E O DIÁLOGO NA EAD: ENCONTROS E POSSIBILIDADES NA LEITURA DE BAKHTIN, VYGOTSKY E JENKINS

Autores

  • Paulo Roberto Montanaro Doutorando da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Autor
  • Cláudia Raimundo Reyes Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Autor

Palavras-chave:

Convergência midiática, narrativa transmídia , educação a distância, diálogo, mediação

Resumo

Este trabalho pretende problematizar as questões de diálogo e comunicação no
contexto da educação a distância, ou EaD, principalmente pautando-se na questão da
produção de conteúdos didático-educativos e na construção de toda a interface entre
docentes, alunos, tutores e demais atores do processo de ensino-aprendizagem nesta
modalidade. Para tanto, se apóia na articulação de pensamentos relacionados aos
conceitos do Círculo de Bakhtin no que tange a linguagem e o processo; de Vygotsky
especialmente o desenvolvimento das funções psíquicas superiores; e de Henry
Jenkins, os conceitos de narrativa transmídia e de convergência midiática. Pretende-
se assim traçar algumas considerações sobre como as transformações decorrentes de
uma revolução tecnológica em voga cria e recria novas possibilidades e
potencialidades na educação – principalmente a EaD enquanto efeito colateral da
inserção das mídias digitais no cotidiano do mundo contemporâneo.

Downloads

Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

Como Citar

MONTANARO, Paulo Roberto; REYES, Cláudia Raimundo. A CULTURA DA CONVERGÊNCIA E O DIÁLOGO NA EAD: ENCONTROS E POSSIBILIDADES NA LEITURA DE BAKHTIN, VYGOTSKY E JENKINS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1648.. Acesso em: 19 set. 2024.