A CULTURA DA CONVERGÊNCIA E O DIÁLOGO NA EAD: ENCONTROS E POSSIBILIDADES NA LEITURA DE BAKHTIN, VYGOTSKY E JENKINS
Palavras-chave:
Convergência midiática, narrativa transmídia , educação a distância, diálogo, mediaçãoResumo
Este trabalho pretende problematizar as questões de diálogo e comunicação no
contexto da educação a distância, ou EaD, principalmente pautando-se na questão da
produção de conteúdos didático-educativos e na construção de toda a interface entre
docentes, alunos, tutores e demais atores do processo de ensino-aprendizagem nesta
modalidade. Para tanto, se apóia na articulação de pensamentos relacionados aos
conceitos do Círculo de Bakhtin no que tange a linguagem e o processo; de Vygotsky
especialmente o desenvolvimento das funções psíquicas superiores; e de Henry
Jenkins, os conceitos de narrativa transmídia e de convergência midiática. Pretende-
se assim traçar algumas considerações sobre como as transformações decorrentes de
uma revolução tecnológica em voga cria e recria novas possibilidades e
potencialidades na educação – principalmente a EaD enquanto efeito colateral da
inserção das mídias digitais no cotidiano do mundo contemporâneo.