A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS INTERATIVOS EM TRÊS DIMENSÕES PARA EAD
Palavras-chave:
Educação a distância, jogos educativos, objetos de aprendizagemResumo
Este trabalho visa analisar algumas das primeiras experiências da equipe audiovisual da
Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos na
utilização de ferramentas de elaboração de objetos interativos em três dimensões para a
construção de conteúdos didático-educativos, aplicados especificamente na educação a
distância. Para tanto, serão estudados os processos de produção de dois jogos. Um deles
consiste em uma aplicação para elaboração de acordes, a ser aplicado no curso de
Educação Musical. O segundo, por sua vez, é determinado como um laboratório de
química virtual, da área de química analítica para os cursos de graduação em
Engenharia Ambiental e Tecnologia Sucroalcooleira. É objetivo, portanto, problematizar
os conteúdos criados (ou em desenvolvimento) com essa tecnologia e as implicações da
escolha do 3D e da interatividade dela decorrente no que tange, sobretudo, o avanço do
uso das mídias e tecnologias digitais na educação.