A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS INTERATIVOS EM TRÊS DIMENSÕES PARA EAD

Autores

  • Diogo Augusto Gonçalves Aluno do curso de graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Autor
  • Paulo Roberto Montanaro Doutorando na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Autor
  • Joice Lee Otsuka Professora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Autor
  • Gláuber Lúcio Alves Santiago Professor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Autor
  • Maria Teresa Mendes Ribeiro Borges Professora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Autor

Palavras-chave:

Educação a distância, jogos educativos, objetos de aprendizagem

Resumo

Este trabalho visa analisar algumas das primeiras experiências da equipe audiovisual da
Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos na
utilização de ferramentas de elaboração de objetos interativos em três dimensões para a
construção de conteúdos didático-educativos, aplicados especificamente na educação a
distância. Para tanto, serão estudados os processos de produção de dois jogos. Um deles
consiste em uma aplicação para elaboração de acordes, a ser aplicado no curso de
Educação Musical. O segundo, por sua vez, é determinado como um laboratório de
química virtual, da área de química analítica para os cursos de graduação em
Engenharia Ambiental e Tecnologia Sucroalcooleira. É objetivo, portanto, problematizar
os conteúdos criados (ou em desenvolvimento) com essa tecnologia e as implicações da
escolha do 3D e da interatividade dela decorrente no que tange, sobretudo, o avanço do
uso das mídias e tecnologias digitais na educação.

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Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

Como Citar

GONÇALVES, Diogo Augusto; MONTANARO, Paulo Roberto; OTSUKA, Joice Lee; SANTIAGO, Gláuber Lúcio Alves; BORGES, Maria Teresa Mendes Ribeiro. A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS INTERATIVOS EM TRÊS DIMENSÕES PARA EAD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1647.. Acesso em: 19 set. 2024.