PARTICIPAÇÃO E DESEMPENHO DE ALUNOS NO USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS QUE SIMULAM SITUAÇÕES-PROBLEMA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA USP/UNIVESP

Autores

  • Ivan Pagnossin Professor conteudista e coordenador da equipe de Objetos de Aprendizagem (CEPA-USP) Autor
  • Carolina Costa Cavalcanti Designer instrucional e pesquisadora (CEPA – USP) Autor
  • Roberta Soledade Designer instrucional sênior (CEPA – USP) Autor
  • Gil da Costa Marques Professor titular da USP e coordenador executivo da EaD na USP Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Objetos de Aprendizagem Interativos, Univesp, USP

Resumo

Neste trabalho analisamos a participação e desempenho de alunos no uso de objetos de
aprendizagem (OA) interativos na disciplina de Dinâmica do Movimento dos Corpos, do
curso semipresencial de graduação em Licenciatura em Ciências da USP/Univesp. O objetivo
desta pesquisa foi levantar dados que nos permitam definir estratégias para maximizar a
participação e o desempenho (aprendizagem) dos alunos no uso dos OA do curso. Os OA
interativos analisados neste trabalho foram desenvolvidos a partir de situações-problema
que deveriam ser resolvidas a partir de conhecimentos dos conteúdos trabalhados na
disciplina. A metodologia utilizada para a análise foi feita com base nas participações dos
alunos nos fóruns (análise qualitativa) e pelos registros de acesso e desempenho dos alunos
nos OA (análise quantitativa). Dividimos a análise em duas partes: na primeira metade da
disciplina os OA foram apresentados na forma de atividades complementares (sem
pontuação), enquanto na segunda metade da disciplina os OA contabilizaram pontos na
média. Por meio deste método, identificamos pontos de melhoria no desenvolvimento e na
implantação dos OA, bem como do próprio curso.

Downloads

Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

Como Citar

PAGNOSSIN, Ivan; CAVALCANTI, Carolina Costa; SOLEDADE, Roberta; MARQUES, Gil da Costa. PARTICIPAÇÃO E DESEMPENHO DE ALUNOS NO USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS QUE SIMULAM SITUAÇÕES-PROBLEMA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA USP/UNIVESP. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1645.. Acesso em: 19 set. 2024.