FERRAMENTAS DE ESCRITA COLABORATIVA DA WEB 2.0 E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POR COMPUTADOR: CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO ON-LINE

Autores

  • Júlio Resende Costa Coordenador de Tecnologia Aplicada à Educação da Secretaria Municipal de Educação de Arcos (MG) Autor

Palavras-chave:

Web 2.0, Mediação por computador, Ferramentas colaborativas

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as ferramentas de construção colaborativa
que emergiram com a Web 2.0, tendo como foco o Google Docs e suas implicações nos
processos pedagógicos mediados por computador. Este trabalho apresenta enfoque
qualitativo. Considerando os procedimentos utilizados, classifica-se como estudo
descritivo estruturado na pesquisa bibliográfica. A mediação pedagógica por
computador, tendo como ferramenta de trabalho o Google Docs, produz resultados
surpreendentes na aprendizagem dos alunos. O conhecimento construído de forma
coletiva refina a estrutura cognitiva, eleva a autoestima e estimula novas produções. As
interações e comunicações estabelecidas por este aplicativo web permite que os usuários
construam e reconstruam seus saberes, ressignificando informações e produzindo
conhecimento de forma autônoma, responsável e colaborativa.

Downloads

Publicado

2024-04-28

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

Como Citar

COSTA, Júlio Resende. FERRAMENTAS DE ESCRITA COLABORATIVA DA WEB 2.0 E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POR COMPUTADOR: CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO ON-LINE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1644.. Acesso em: 19 set. 2024.