FERRAMENTAS DE ESCRITA COLABORATIVA DA WEB 2.0 E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POR COMPUTADOR: CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO ON-LINE
Palavras-chave:
Web 2.0, Mediação por computador, Ferramentas colaborativasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as ferramentas de construção colaborativa
que emergiram com a Web 2.0, tendo como foco o Google Docs e suas implicações nos
processos pedagógicos mediados por computador. Este trabalho apresenta enfoque
qualitativo. Considerando os procedimentos utilizados, classifica-se como estudo
descritivo estruturado na pesquisa bibliográfica. A mediação pedagógica por
computador, tendo como ferramenta de trabalho o Google Docs, produz resultados
surpreendentes na aprendizagem dos alunos. O conhecimento construído de forma
coletiva refina a estrutura cognitiva, eleva a autoestima e estimula novas produções. As
interações e comunicações estabelecidas por este aplicativo web permite que os usuários
construam e reconstruam seus saberes, ressignificando informações e produzindo
conhecimento de forma autônoma, responsável e colaborativa.