A DISTÂNCIA DAS TIC’S COM A FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVAÇÕES DA INCLUSÃO E USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES
Palavras-chave:
Tic’s, Objetos de Aprendizagem, Ensino técnico, Formação docenteResumo
Os desafios contemporâneos carecem de repensar a educação, através da difusão das
Tecnologia de informação e comunicação(Tic’s) bem como da educação a distância
(EAD), que possibilitam a utilização em contextos, tempo e local diversificados,
através da diversificação dos recursos midiáticos existentes. A rigidez estrutural dos
currículos proporciona um distanciamento das propostas educacionais, onde os
conteúdos muitas vezes são desvinculados do cotidiano, o que pode acarretar na
diminuição do potencial das mídias, principalmente das redes sociais e das
plataformas educacionais, transformando-os em meros meios informativos de mão
única e repositórios estáticos. Esse artigo busca debater o porquê do uso limitado das
plataformas como meio de interação entre os atores e se, de algum modo, a
diversidade de plataformas atrapalha a difusão do uso pelos professores. Através
disso busca-se também repercutir a apropriação do uso dessas tecnologias pelos
alunos, bem como, o distanciamento existente entre as Tic’s e o ato docente, através
da inclusão de objetos de aprendizagem. Toma-se como exemplo a utilização das
Tic’s por docentes do curso Técnico de Edificações do Instituto Federal Sul-
riograndense, como subsidio para responder ao anseio de registrar as mudanças que
estão ocorrendo constantemente na educação, relacionadas ao ensino técnico, a
inserção das tecnologias de informação e a repercussão das mesmas a partir da
formação dos professores.