PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/CEAD-UNIMONTES E A PREFÊNCIA PELO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO (MDI)QUANTO A DISPOSIÇÃO DO TEXTO E O ENTENDIMENTO DA LEITURA

Autores

  • Zilmar Cardoso Santos Cardoso Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação à Distância - CEAD/Unimontes Autor
  • Jânio Marques Dias Diretor do Centro de Educação à Distância CEAD/Unimontes Autor
  • Maria Ângela Lopes Dumont Macedo Coordenadora Geral do Centro de Educação à Distância CEAD/Unimontes Autor
  • Fernando Guilherme Veloso Queiroz Coordenador Administrativo do Centro de Educação à Distância CEAD/Unimontes Autor
  • Maria Aparecida Pereira Queiroz Coordenadora de Tutoria do Centro de Educação à Distância CEAD/Unimontes Autor
  • Vivianne Margareth Chaves Reis Docente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes Autor
  • Rogério Santos Brant Docente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc Autor
  • Gustavo Souza Santos Discente do curso de graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc Autor
  • Ronilson Ferreira Freitas Discente do curso de Farmácia das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc e Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG Autor
  • Anne Priscilla Peixoto Soares Discente de Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros e Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG Autor
  • Elaine Carla Lopes Câmara Discente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e Bolsista de Iniciação Científica pela Unimontes/BIC - Campi Autor
  • Josiane Santos Brant Rocha Docente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc Autor

Palavras-chave:

Material didático Impresso, Educação a Distância, Percepção dos acadêmicos

Resumo

As instituições de ensino apontam a Educação a Distância (EaD) como indispensável
para a expansão do ensino superior no cenário mundial. Entre os diversos recursos
didáticos interativos e online, o material didático impresso (MDI) tem sido uma
ferramenta muito utilizada. Diante desse contexto, o objetivo do estudo foi avaliar a
preferência pelo Material Didático Impresso (MDI) quanto à disposição do texto e o
entendimento da leitura e fornecer uma breve compreensão do perfil dos acadêmicos
do Centro de Educação a Distância/CEAD-Unimontes. Trata-se de um estudo
descritivo, quali-quantitativo e de corte transversal. Foi selecionada uma amostra
aleatória composta por 368 acadêmicos da UAB/CEAD/Unimontes. Foi aplicado um
questionário validado. Os resultados apontaram nível elevado de satisfação, com
ênfase no entendimento da leitura e disposição do texto do MDI. Conclui-se que MDI
tem aprovação pelos alunos por apresentarem eficácia para a aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

Como Citar

CARDOSO, Zilmar Cardoso Santos et al. PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/CEAD-UNIMONTES E A PREFÊNCIA PELO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO (MDI)QUANTO A DISPOSIÇÃO DO TEXTO E O ENTENDIMENTO DA LEITURA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1637.. Acesso em: 15 set. 2024.