O MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO COMO FACILITADOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Laíssa Rodrigues Esposti Pacheco Estudante de Graduação na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) Autor
  • Cristiano Farias Coelho Mestrando na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) Autor

Palavras-chave:

material didático em EAD, material impresso, novas tecnologias

Resumo

Em educação, a linguagem é a conexão primordial entre alunos e professores, e na
modalidade de Educação a Distância (EAD) a linguagem escrita é um dos principais
meios pelo qual a comunicação exerce seu papel social. A partir de um breve histórico
da EAD no Brasil e no mundo, o presente trabalho mostra a importância e o papel das
novas Tecnologias da Informação e Comunicação (nTICs) nesta modalidade de ensino
e destaca que mesmo em meio a tantas possibilidades altamente tecnológicas, o
material didático impresso ainda tem seu lugar de destaque, seja na educação
presencial, seja no ensino a distância. Assim, foi mostrado que o material didático
como um dos atores da EAD é capaz de cumprir de forma adequada seu papel de
facilitador de estudos no sentido de possibilitar os alunos construírem seus
conhecimentos de forma autônoma, desde que sejam levadas em consideração a
adequação da linguagem e uma estrutura possível que atenda as necessidades dos
envolvidos no processo de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

Como Citar

PACHECO, Laíssa Rodrigues Esposti; COELHO, Cristiano Farias. O MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO COMO FACILITADOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1636.. Acesso em: 19 set. 2024.