O FÓRUM COMO FERRAMENTA MEDIADORA DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Solange Sardi Gimenes Bolsista PIBID/2011/Licenciatura Informática (CEAD/IFES) Autor
  • Washington Romão dos Santos Bolsista PIBID/2011/Licenciatura Informática (CEAD/IFES) Autor
  • Jonathan Toczek Professor de Informática (IFES) e Coordenador PIBID Informática(CEAD/IFES) Autor

Palavras-chave:

Ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizagem, fórum

Resumo

O presente trabalho busca levantar reflexões sobre as contribuições da ferramenta
fórum no processo de aprendizagem. O caso em estudo ocorreu numa escola da rede
pública, de forma virtual e presencial . De forma complementar as atividades
desenvolvidas em sala de aula, os alunos utilizam o ambiente virtual, mais
especificamente os fóruns para descrever as conclusões das atividades. Neste espaço
de escrita o professor procura explorar as experiências de interação, provocar no
aluno atitudes investigativas, estimular a pesquisa e possibilitar ao aluno chegar as
suas próprias conclusões. A experiência desenvolvida aponta reflexões importantes
para nortear a utilização deste espaço tanto no ensino presencial, como no ensino a
distância, pois as atividades apresentadas ao aluno já no ensino fundamental
prepara-os para a modalidade de ensino a distancia onde exige uma postura de
autonomia frente a própria aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

Como Citar

GIMENES, Solange Sardi; SANTOS, Washington Romão dos; TOCZEK, Jonathan. O FÓRUM COMO FERRAMENTA MEDIADORA DE APRENDIZAGEM. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1635.. Acesso em: 19 set. 2024.