1A CONCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O MODELO E-LEARNING NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Palavras-chave:
e-learning, tecnologia, conhecimentoResumo
Este trabalho originou-se do problema existente no Instituto Federal do Paraná, em
como conceber e implantar uma metodologia para cursos de pós-graduação lato sensu
na modalidade e-learning. Vários estudos foram realizados com relação às tecnologias e
softwares a serem utilizadas, e as metodologias adequadas, desde a concepção de um
currículo por competências, a linha pedagógica adotada e o formato deste modelo
escolhido. Apresenta-se de forma detalhada o setor de e-learning, sua organização e
produção. O presente artigo relata esta experiência no Instituto Federal do Paraná e
demonstra o cuidado no desenvolvimento de um material atraente e eficaz, na busca e
aplicação da aprendizagem colaborativa, porque se acredita que o aluno é o sujeito de
sua própria educação, que constrói o seu conhecimento, elevando seu nível de
escolarização e de capacitação profissional, melhorando sua autoestima.
Palavras-chave: e-learning; tecnologia; conhecimento.