EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A LÓGICA DA DOMINAÇÃO
Palavras-chave:
Educação a Distância (EaD), Educação superior, Democratização do conhecimento, Teoria critica da sociedade, Racionalidade tecnológicaResumo
O trabalho problematiza a qualidade na Educação a Distância com base na oferta de cursos na educação superior e nas implicações do desenvolvimento tecnológico no modo de vida dos indivíduos. A teoria crítica da sociedade fundamenta o referencial teórico-metodológico, em especial o pensamento crítico desenvolvido por Herbert Marcuse sobre racionalidade tecnológica. Ao considerar a expansão tecnológica como atributo da sociedade industrial que domina todas as formas de organização da vida social e revela uma racionalidade presente na educação, o estudo identifica a democratização do
conhecimento associada à EaD como elemento que impede uma análise crítica da lógica da racionalidade tecnológica responsável pelo modo predominante de oferta de cursos a distância na educação superior. O objetivo é investigar a recente disseminação da EaD alicerçada no uso de computador e orientada pela inserção de tecnologias digitais propostas como ações pedagógicas estratégicas no processo de ensino e aprendizagem.
Trata de pesquisa de caráter qualitativo baseada em levantamento bibliográfico sobre tecnologias digitais consideradas linguagem histórico-cultural, apropriada pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil e associadas a inovação pedagógica. Os resultados enfatizam a lógica da dominação subjacente ao desenvolvimento do aparato tecnológico e consideram a importância do uso de novas tecnologias e mídias digitais
pelo sistema educacional para o processo de ensino e aprendizagem.