EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A LÓGICA DA DOMINAÇÃO

Autores

  • Paulo Jorge de Oliveira Carvalho PUC-SP Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância (EaD), Educação superior, Democratização do conhecimento, Teoria critica da sociedade, Racionalidade tecnológica

Resumo

O trabalho problematiza a qualidade na Educação a Distância com base na oferta de cursos na educação superior e nas implicações do desenvolvimento tecnológico no modo de vida dos indivíduos. A teoria crítica da sociedade fundamenta o referencial teórico-metodológico, em especial o pensamento crítico desenvolvido por Herbert Marcuse sobre racionalidade tecnológica. Ao considerar a expansão tecnológica como atributo da sociedade industrial que domina todas as formas de organização da vida social e revela uma racionalidade presente na educação, o estudo identifica a democratização do
conhecimento associada à EaD como elemento que impede uma análise crítica da lógica da racionalidade tecnológica responsável pelo modo predominante de oferta de cursos a distância na educação superior. O objetivo é investigar a recente disseminação da EaD alicerçada no uso de computador e orientada pela inserção de tecnologias digitais propostas como ações pedagógicas estratégicas no processo de ensino e aprendizagem.
Trata de pesquisa de caráter qualitativo baseada em levantamento bibliográfico sobre tecnologias digitais consideradas linguagem histórico-cultural, apropriada pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil e associadas a inovação pedagógica. Os resultados enfatizam a lógica da dominação subjacente ao desenvolvimento do aparato tecnológico e consideram a importância do uso de novas tecnologias e mídias digitais
pelo sistema educacional para o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

CARVALHO, Paulo Jorge de Oliveira. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A LÓGICA DA DOMINAÇÃO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1631.. Acesso em: 7 dez. 2024.