USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INOVADORAS NA FLEXIBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES DE ENSINO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UFSM

Autores

  • Andriéli Hedlund Bandeira Autor
  • Liziany Müller Autor
  • Cláudia Smaniotto Barin Autor
  • Cristina Rigão Iop Autor
  • Ricardo Machado Ellensohn Autor

Palavras-chave:

Moodle, Integração e convergência, Flexibilização, Ensino de Ciências Agrárias

Resumo

O foco investigativo deste trabalho consiste em avaliar o potencial mediador do Moodle na flexibilização do conhecimento e promoção da integração e convergência das modalidades educacionais. Os dados foram coletados e analisados a partir de atividades de estudo e questionário disponibilizados na disciplina de Educação em Ciências Agrárias mediada por Tecnologia de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. O uso do ambiente virtual modificou os espaços de ensinar-aprender, proporcionando a aquisição de fluência tecnológica, imprescindível para a conquista da autonomia, assim como interatividade/interação. O uso do Moodle na mediação do ensino-aprendizagem permitiu potencializar as interações entre os estudantes na construção do conhecimento, através de
problematizações, diálogos e participação, promovendo a melhoria da qualidade no ensino presencial.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 5. Educação a distância e sociedade

Como Citar

BANDEIRA, Andriéli Hedlund; MÜLLER, Liziany; BARIN, Cláudia Smaniotto; IOP, Cristina Rigão; ELLENSOHN, Ricardo Machado. USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INOVADORAS NA FLEXIBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES DE ENSINO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UFSM. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1630.. Acesso em: 15 set. 2024.