O DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Ketlen K. Teles Lucena Universidade Federal do Amazonas Autor
  • Luzinaldo Moura Coordenador de tutoria do curso de Bacharelado em Administração Pública (PNAP) Autor
  • Selma Nascimento Universidade Federal do Amazonas Autor
  • Adenilson Oliveira Técnico em Informática do Centro de Educação a Distância (CED/UFAM) Autor
  • Gisele Souza Analista de sistemas do Centro de Educação a Distância (CED/UFAM) Autor
  • Walfredo Lucena Faculdade FUCAP Autor

Palavras-chave:

Educação superior, Educação a distância

Resumo

A Amazônia é caracterizada pela grandiosidade de seus recursos naturais e imensa biodiversidade. Porém, a realidade dos habitantes desta região e seus desafios diários ainda são pouco conhecidos pelo restante do país. Devido ao isolamento geográfico da maioria dos municípios do Amazonas, cujo acesso muitas vezes é realizado somente por via fluvial, existem enormes dificuldades econômicas e sociais que impedem que a população usufrua de direitos básicos como saúde e educação. Tendo em vista estes desafios, a Universidade Federal do Amazonas, através de seu Centro de Educação a
Distância (CED), oferece a dezessete municípios do estado do Amazonas (polos) cursos de graduação na modalidade à distância. Esta oportunidade representa muitas vezes a única chance de estudantes destas localidades remotas de ingressarem em um curso de nível superior gratuito e com bons índices de qualidade. Neste sentido, o artigo propõe-se a descrever, através de um estudo de caso, a experiência da implementação do curso de bacharelado em Administração Pública.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 5. Educação a distância e sociedade

Como Citar

LUCENA, Ketlen K. Teles; MOURA, Luzinaldo; NASCIMENTO, Selma; OLIVEIRA, Adenilson; SOUZA, Gisele; LUCENA, Walfredo. O DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DE CASO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1629.. Acesso em: 19 set. 2024.