O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM BREVE ITINERÁRIO

Autores

  • Roselaine Ripa UNIVESP/UNESP Autor

Palavras-chave:

EaD, Ensino Superior, Cidadania

Resumo

Um processo educacional/formativo tem possibilidades de ser desenvolvido de forma eficaz a distância? Essa é a pergunta que Zuin (2006) destaca em seu artigo cujo título revela um questionamento intrigante: “Educação a distância ou educação distante?”. Essas reflexões impulsionaram essa pesquisa bibliográfica, que integra o Trabalho Final de Curso, apresentado como exigência para obtenção do título de especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, desenvolvido na UFF. Nosso recorte aqui será apresentar o percurso da EaD no Brasil, com foco especial para a expansão do ensino superior e sua importância para a formação dos indivíduos. Para isso, analisamos diferentes posicionamentos de estudiosos diante da EaD, traçando o percurso histórico dessa modalidade e sua implantação no Brasil. Ao longo do estudo, pudemos concluir que a EaD envolve muito mais do que aparatos tecnológicos e contribuições para a universalização e democratização do acesso à escolarização. Além de preparar indivíduos aptos a exercer uma profissão, o processo educacional, também no ensino superior, deve se constituir como formativo, contribuindo para que os indivíduos possam ter oportunidades de participação efetiva, questionamento, análise, compreensão e transformação da sociedade em
que vivem.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 5. Educação a distância e sociedade

Como Citar

RIPA, Roselaine. O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM BREVE ITINERÁRIO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1625.. Acesso em: 7 dez. 2024.