EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA VISÃO GLOBAL MEDIADA PELOS INSTRUMENTOS DA TUTORIA

Autores

  • João C. R. Caetano Autor
  • Josenir Hayne Gomes Autor

Palavras-chave:

UAb, comunidade educativa, tutoria, tecnologia, cidadania

Resumo

Esta é uma reflexão sobre o papel do tutor nos novos ambientes comunicacionais de aprendizagem virtuais (AVAs) e das interações em redes sociais utilizados pela Universidade Aberta (UAb), de Portugal, com estudantes de todo o mundo. Os autores indagam o modo como, na UAb (uma universidade pública de investigação e ensino especializada na educação a distância), se processa a colaboração no âmbito da comunidade educativa. Conclui-se que a gestão da aprendizagem faz-se segundo particulares condições de flexibilidade e interatividade, na base de um modelo pedagógico específico. Mais se conclui que os resultados de aprendizagem dependem de específicas condições de diálogo, criação e controle dos processos de aprendizagem, por parte de professores e tutores, mediante a utilização de ferramentas de gestão e autoria que permitem a participação dos vários agentes nos referidos ambientes virtuais de aprendizagem. Dá-se atenção à figura do tutor, no âmbito da estratégia de desenvolvimento da UAb.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 5. Educação a distância e sociedade

Como Citar

CAETANO, João C. R.; GOMES, Josenir Hayne. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA VISÃO GLOBAL MEDIADA PELOS INSTRUMENTOS DA TUTORIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1623.. Acesso em: 7 dez. 2024.