EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SOCIEDADE EXCITADA: A RÉGUA E O COMPASSO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Juliana Rossi Duci Autor

Palavras-chave:

Educação a distância, sociedade excitada e novas tecnologias

Resumo

O texto busca aprofundar o debate sobre a sociedade excitada e a inserção da educação a distância nesse contexto. Alicerçada nos meios tecnológicos e dependente de tal alicerce a sociedade, é, ao mesmo tempo, estimulada por choques audiovisuais que provocam uma transformação profunda em nosso sensório, afetando a maneira de nos compreendermos enquanto indivíduos e coletividade. Nesse sentido, observamos, sob o referencial atual da teoria crítica da sociedade, como a EaD se relaciona com os contextos físico, psíquico e social que se manifesta através dos aparatos tecnológicos. Assim, lançamos mão da análise do filósofo alemão Christoph Türcke, o qual demonstra a construção materiaista-histórica de nossa percepção e como essa decompôs o sensório humano àquilo que Türcke chama de “distração
concentrada”. Pensamos, então se a EaD aprofunda a “distração concentrada” ou pode ser um instrumento a fim de promover a emancipação?

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 5. Educação a distância e sociedade

Como Citar

DUCI, Juliana Rossi. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SOCIEDADE EXCITADA: A RÉGUA E O COMPASSO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1622.. Acesso em: 19 set. 2024.