DIREITOS HUMANOS E INFÂNCIA: DEBATENDO A CIDADANIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Autores

  • Altina Abadia da Silva Universidade Federal de Goiás Autor
  • Adriana dos Santos Prado Sadoyama Universidade Federal de Goiás Autor
  • Elma Valéria Lopes Universidade Federal de Goiás Autor
  • Gabriel de Melo Neto Universidade Federal de Goiás Autor
  • Geraldo Sadoyama Universidade Federal de Goiás Autor
  • Heloisa Vitória de Castro Paula Universidade Federal de Goiás Autor
  • Maristela Vicente de Paula Universidade Federal de Goiás Autor
  • Neila Maria Mendes Borges Universidade Federal de Goiás Autor
  • Normalene Sena de Oliveira Universidade Federal de Goiás Autor
  • Maisa Pires Pacheco Universidade Federal de Goiás Autor

Palavras-chave:

Direitos humanos, cidadania estatuto da criança e do adolescente, educação à distância

Resumo

O Núcleo de Estudos e Pesquisa do qual fazemos parte, através Universidade Aberta do Brasil – UAB realizou curso sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente oferecido preferencialmente aos profissionais da Educação Básica das redes Estaduais e Municipais, ofertado também aos diferentes atores sociais ligados à promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. O curso se insere na modalidade de formação continuada de profissionais da educação, da saúde, do desenvolvimento social, da segurança pública e justiça, da mídia e comunicação e lideranças de  movimentos sociais e demais organizações não governamentais, bem como dos conselhos tutelares e de direitos, tratando das temáticas ligadas a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, possibilitando aos profissionais condições de observar e introduzir nas suas reflexões e práticas as relações pertinentes a temática, na perspectiva de construção de
uma sociedade que contemple a cidadania da criança e do adolescente. O curso teve duração de três meses com acompanhamento de uma equipe selecionada pela universidade a qual pertencemos, formada por coordenação, tutoria, professores formadores e supervisão do curso entre outros, essa equipe planejou o curso durante três meses e necessitou de mais dois meses para fazer a avaliação e adequação do mesmo para uma segunda edição solicitada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão-SECADI, especificamente para professores da educação básica. A experiência de oferta de um curso de extensão a distancia possibilitou inúmeras reflexões fomentando o surgimento de vários projetos de pesquisa e extensão e da proposição de um curso pós-graduação lato sensu, especialização em Direitos Humanos e Infância via Educação a Distância.

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Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 5. Educação a distância e sociedade

Como Citar

SILVA, Altina Abadia da et al. DIREITOS HUMANOS E INFÂNCIA: DEBATENDO A CIDADANIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1621.. Acesso em: 19 set. 2024.