DIREITOS HUMANOS E INFÂNCIA: DEBATENDO A CIDADANIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Palavras-chave:
Direitos humanos, cidadania estatuto da criança e do adolescente, educação à distânciaResumo
O Núcleo de Estudos e Pesquisa do qual fazemos parte, através Universidade Aberta do Brasil – UAB realizou curso sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente oferecido preferencialmente aos profissionais da Educação Básica das redes Estaduais e Municipais, ofertado também aos diferentes atores sociais ligados à promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. O curso se insere na modalidade de formação continuada de profissionais da educação, da saúde, do desenvolvimento social, da segurança pública e justiça, da mídia e comunicação e lideranças de movimentos sociais e demais organizações não governamentais, bem como dos conselhos tutelares e de direitos, tratando das temáticas ligadas a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, possibilitando aos profissionais condições de observar e introduzir nas suas reflexões e práticas as relações pertinentes a temática, na perspectiva de construção de
uma sociedade que contemple a cidadania da criança e do adolescente. O curso teve duração de três meses com acompanhamento de uma equipe selecionada pela universidade a qual pertencemos, formada por coordenação, tutoria, professores formadores e supervisão do curso entre outros, essa equipe planejou o curso durante três meses e necessitou de mais dois meses para fazer a avaliação e adequação do mesmo para uma segunda edição solicitada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão-SECADI, especificamente para professores da educação básica. A experiência de oferta de um curso de extensão a distancia possibilitou inúmeras reflexões fomentando o surgimento de vários projetos de pesquisa e extensão e da proposição de um curso pós-graduação lato sensu, especialização em Direitos Humanos e Infância via Educação a Distância.