CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA CIDADÃ PARA A FORMAÇÃO “PELA” E “PARA” CIDADANIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

Autores

  • Jaciara de Sá Carvalho Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, cidadania, Escola Cidadã, tutor, Educação Cidadã

Resumo

Desejamos saber se a Educação Superior a distância tem cumprido uma de suas finalidades: a formação para a cidadania. Entre os caminhos que estamos percorrendo em nossa pesquisa, nos deparamos com a experiência, considerada bem-sucedida, da Escola Cidadã, que apresenta alternativas para uma educação "para" e "pela cidadania". Assim, no presente artigo, tratamos brevemente da experiência da Escola Cidadã e contrapomos seus valores, princípios e práticas aos da educação tradicional. Então, relacionamos essa reflexão com algumas questões pertinentes à Educação Superior pública a distância. Nossa aproximação com fundamentos e ações de EaD, em especial a implementada pelo sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, partem de algumas propostas consideradas neoliberais para a Educação apontadas por Gadotti (2010). Por fim, a partir das relações estabelecidas, questionamos se naquele contexto seria possível formar, a distância, educandos "pela" e "para" cidadania.

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Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 5. Educação a distância e sociedade

Como Citar

CARVALHO, Jaciara de Sá. CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA CIDADÃ PARA A FORMAÇÃO “PELA” E “PARA” CIDADANIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1620.. Acesso em: 19 set. 2024.