REDEFOR: UMA DAS PONTES PARA A CONSTRUÇÃO DE SENSO CRÍTICO DO DOCENTE DE ENSINO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Cláudia Regina da S. Frazão UNESP - Universidade Estadual Paulista Autor
  • Elaine Carneiro D. Sant'Anna UNESP - Universidade Estadual Paulista Autor

Palavras-chave:

comunicação mediada, REDEFOR 2010/2011 , formação continuada, EaD, novas linguagens, seus códigos e tecnologias

Resumo

A era da informação e comunicação tem exigido de seus consumidores e cidadãos, cada vez mais, o domínio no uso de ferramentas de mídia, não só para sua inserção no mercado de trabalho, mas, também, como parte de sua formação educacional, Tendo tal pressuposto em mente, este artigo pretende apresentar uma breve discussão, focada na análise linguístico-comunicativa tanto da forma, quanto dos conteúdos, de amostras de mensagens trocadas na Rede de Formação de Professores (REDEFOR). A partir, principalmente, do ponto de vista das ideias aventadas por Baccega (1998), Charaudeau (2008) e Sodré (2002), argumenta-se que a comunicação mediada pode apresentar-se como um dos facilitadores para a construção de senso crítico.

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Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

Como Citar

FRAZÃO, Cláudia Regina da S.; SANT'ANNA, Elaine Carneiro D. REDEFOR: UMA DAS PONTES PARA A CONSTRUÇÃO DE SENSO CRÍTICO DO DOCENTE DE ENSINO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1617.. Acesso em: 19 set. 2024.