EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A INTERATIVIDADE COMO DESAFIO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
aprendizagem colaborativa, tutoria, ambiente virtualResumo
Considerando a interatividade entre alunos, tutores e professores na modalidade de educação a distância como momentos essenciais para proporcionar a construção do conhecimento, esse trabalho teve como objetivo investigar a configuração de um curso de graduação em pedagogia, na modalidade semipresencial, sob a perspectiva de um ambiente colaborativo, pesquisando como essas interações entre os atores tem se configurado na prática cotidiana. As entrevistas realizadas com alunos e tutores e a observação dos momentos presenciais do curso revelaram que, apesar do potencial interativo proporcionado pelas ferramentas oferecidas no ambiente virtual e das várias atividades colaborativas previstas no desenho pedagógico do curso, as interações virtuais e a participação espontânea nos fóruns para discussões ou resolução de dúvidas ainda não são significativas, e os momentos de atividades síncronas no polo de apoio presencial tem sido fundamentais para possibilitar a interatividade.