EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A INTERATIVIDADE COMO DESAFIO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Suselei Ap. Bedin Affonso Faculdade Anhanguera de Campinas Autor
  • Eliane Quintelato Faculdade Anhanguera de Limeira Autor

Palavras-chave:

aprendizagem colaborativa, tutoria, ambiente virtual

Resumo

Considerando a interatividade entre alunos, tutores e professores na modalidade de educação a distância como momentos essenciais para proporcionar a construção do conhecimento, esse trabalho teve como objetivo investigar a configuração de um curso de graduação em pedagogia, na modalidade semipresencial, sob a perspectiva de um ambiente colaborativo, pesquisando como essas interações entre os atores tem se configurado na prática cotidiana. As entrevistas realizadas com alunos e tutores e a observação dos momentos presenciais do curso revelaram que, apesar do potencial interativo proporcionado pelas ferramentas oferecidas no ambiente virtual e das várias atividades colaborativas previstas no desenho pedagógico do curso, as interações virtuais e a participação espontânea nos fóruns para discussões ou resolução de dúvidas ainda não são significativas, e os momentos de atividades síncronas no polo de apoio presencial tem sido fundamentais para possibilitar a interatividade.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

Como Citar

AFFONSO, Suselei Ap. Bedin; QUINTELATO, Eliane. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A INTERATIVIDADE COMO DESAFIO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1615.. Acesso em: 7 dez. 2024.