EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO PRESENCIAL: CONVERGÊNCIA DE TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Luiz Antônio da Rocha Andrade Unicamp - Universidade Estadual de Campinas Autor
  • Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira Unicamp - Universidade Estadual de Campinas Autor

Palavras-chave:

educação a distância, ensino presencial, tecnologias de informação e comunicação, tecnologia no ensino superior

Resumo

O presente trabalho é o resultado da pesquisa sobre educação a distância e ensino presencial buscando levantar junto a docentes do Instituto Federal de Santa Catarina que trabalham nas duas modalidade as possíveis transferências de enfoque metodológico entre uma e outra. Professores que atuam em instituições de ensino, que aderiram aos dois macros programas federais em desenvolvimento no Brasil - a Universidade Aberta do Brasil e o Ensino Técnico à Distância - E-Tec Brasil, vivenciam a cultura do ensino presencial e a cultura da educação a distância. Com base em análise bibliográfica, entrevistas e questionários aplicados com docentes do Instituto Federal de Santa Catarina, este estudo demonstra que práticas e conceitos da educação a distância estão convergindo para o ensino presencial e formando metodologias híbridas e mescladas com as tecnologias da informação e comunicação.

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Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

Como Citar

ANDRADE, Luiz Antônio da Rocha; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO PRESENCIAL: CONVERGÊNCIA DE TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1614.. Acesso em: 15 set. 2024.