CONTRIBUIÇÕES DAS LINGUAGENS DOS CENTROS CULTURAIS E MUSEUS VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO VIRTUAL

Autores

  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Jorge Luiz Pierobon Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor

Palavras-chave:

museus virtuais, centros culturais virtuais, linguagem, aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, analisar as linguagens dos museus e centros culturais virtuais (MCCV), e as reais contribuições que as mesmas trazem para uma aprendizagem adequada, dentro das atuais abordagens pedagógicas. Como fundamentação teórica, concernente a caracterização dos MCCV, saberes e cultura, faremos uso dos textos de Suano (1986), Milanesi (1991), Coelho (2006), Foucault (2006), e Vieira-Pinto ( 2006); concernente ao aprendizado e cognição: Piaget (1971) e Vigotiski (1993); sobre signos e linguagens: Saussure (1993), Bakhtin (1981) e Chalhub (2004); e tratando de aspectos particulares de virtualidade, educação virtual e abordagens pedagógicas: Lévy (2001), Kerckhove (1995), Favacho; Mill (2007), e Mizukami (2001), entre outros. Como metodologia, utilizaremos um estudo exploratório, fundamentado em pesquisa bibliográfica e prática sobre os temas: museus e centros culturais virtuais, linguagem, signos, cognição, aprendizado, tecnologias e internet.

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Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

Como Citar

MILL, Daniel; PIEROBON, Jorge Luiz. CONTRIBUIÇÕES DAS LINGUAGENS DOS CENTROS CULTURAIS E MUSEUS VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO VIRTUAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1613.. Acesso em: 8 dez. 2024.