AS VIDEOAULAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA: OBSTÁCULOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO

Autores

  • Eni de Faria Sena Centro Universitário de Sete Lagoas Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Videoaula, Obstáculos didáticos e pedagógicos, Interação

Resumo

O crescimento vertiginoso da Educação a Distância (EaD) é uma realidade. Não existe uma única forma de EaD online, entretanto, a ampla utilização de videoaulas nos cursos expõe as tensões entre os avanços dos artefatos tecnológicos e a manutenção do paradigma educacional transmissivo incidindo sobre a qualidade dessa educação. Neste texto destaca-se o formato que utiliza a WEB transmite o conteúdo das disciplinas, pela Internet, por CD ou DVD, e disponibiliza o material impresso (digitalizado) por disciplina ou módulo. Esse modelo centrado em métodos instrucionais constitui-se em obstáculos didáticos e pedagógicos, interpondo-se na relação entre professor, aluno e conhecimento. Essa relação impessoal e automatizada desconsidera estilos e ritmos individuais de aprendizagem ignorando um dos princípios fundamentais que respondem pela qualidade da educação – o respeito à diversidade.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

Como Citar

SENA, Eni de Faria. AS VIDEOAULAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA: OBSTÁCULOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1612.. Acesso em: 7 dez. 2024.