RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EAD DA FAE/UFMG EM RELAÇÃO A BAIXA DESISTÊNCIA DOS CURSISTAS

Autores

  • Mírian Queiroz de Souza Daniel UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais Autor
  • Maria Angélica Araújo Ribeiro UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais Autor

Palavras-chave:

Educação a distância, gestão, desistência, supervisão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as baixas taxas de abandono/desistência num curso de especialização em Gestão Escolar/FAE/UFMG, no período de 2008 e 2010, que constituem duas turmas deste curso. A análise dos principais fatores que corroboraram para a permanência dos estudantes das respectivas turmas norteia este estudo de caso, que apresentou no primeiro curso uma taxa de desistência de 14.5% e no segundo curso uma taxa ainda mais baixa, de 6%, conferindo a este uma experiência de sucesso na modalidade à distância. Nesse sentido, busca-se analisar alguns elementos teóricos e práticos da proposta pedagógica do referido curso no processo de formação dos estudantes. Conclui-se destacando os elementos mais significativos apontados neste curso como significativos para combater a desistência/abandono na EaD.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

Como Citar

DANIEL, Mírian Queiroz de Souza; RIBEIRO, Maria Angélica Araújo. RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EAD DA FAE/UFMG EM RELAÇÃO A BAIXA DESISTÊNCIA DOS CURSISTAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1610.. Acesso em: 7 dez. 2024.