CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Marise Maria Santana da Rocha UFSJ – Universidade Federal de São João del-rei Autor
  • Ludymilla Anunciação Cunha UFSJ – Universidade Federal de São João del-rei Autor
  • Leonardo Cristian Rocha UFSJ – Universidade Federal de São João del-rei Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, avaliação, novas tecnologias

Resumo

A presente pesquisa buscou analisar concepções e práticas de avaliação em educação a distância (EaD), entre professores, tutores e alunos, por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários, nos cursos de Especialização em Educação Empreendedora e em Práticas de Letramento e Alfabetização, oferecidos pelo NEAD da UFSJ, na modalidade a distância. A análise dos dados tornou possível constatar que, em sua maioria, os sujeitos aprovam a modalidade de educação a distância (EAD) e os instrumentos e técnicas avaliativas que se apresentam nos cursos investigados, apesar de detectarem algumas falhas no processo de avaliação atual e a necessidade de melhorias nessas práticas. Esses resultados possibilitaram a explicitação das concepções de avaliação presentes entre os diversos atores que compõem o ensino a distância, sendo que a sistemática avaliativa dos cursos investigados foi bem aceita e que a prática avaliativa neles adotada tem, ainda que necessite de modificações, atendido às expectativas da maioria dos cursistas e demais atores do processo.

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Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

Como Citar

ROCHA, Marise Maria Santana da; CUNHA, Ludymilla Anunciação; ROCHA, Leonardo Cristian. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1607.. Acesso em: 15 set. 2024.