A EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA: O POLO PRESENCIAL DE ITAPEMIRIM - ES

Autores

  • Adriana Paula Viana Alves UCP - Universidade Católica de Petrópolis Autor
  • Silvana Batista Sales UFES - Universidade Federal do Espírito Santo Autor

Palavras-chave:

Ensino Superior, Educação Aberta e a Distância, Evasão

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar os fatores da evasão no Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas-EAD, do Ifes, no Polo UAB de Itapemirim – ES, no período compreendido entre 2007 e 2010. Analisa-se, também, a discrepância nos processos de permanência e evasão dos cursos das áreas de Ciências Exatas em contraposição aos Cursos de Ciências Humanas, em cursos superiores, ofertados na modalidade de educação a distância. Para tanto, utiliza-se, como método de procedimento, o estudo de caso, com uma abordagem quali-quantitativa. A pesquisa revela que diversos são os fatores que dão causa à evasão, sendo os mais recorrentes: a falta de tempo, as dificuldades para lidar com os recursos utilizados no curso e o fim da crença de que um curso a distância requer menor esforço do que os presenciais.

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Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

Como Citar

ALVES, Adriana Paula Viana; SALES, Silvana Batista. A EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA: O POLO PRESENCIAL DE ITAPEMIRIM - ES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1604.. Acesso em: 19 set. 2024.