CALEIDOSCÓPIO: AS MULTIVISÕES FACETADAS DA PESQUISA COOPERATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Pesquisa, Cooperação, Educação a Distância, Piaget, Metodologia de ensino-aprendizagemResumo
Este artigo apresenta estudos e trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelas autoras sobre o processo de ensino-aprendizagem alicerçado nas práticas da pesquisa e da cooperação na Educação a Distância (EAD). A ênfase recai na práxis que denominamos de pesquisa cooperativa como uma metodologia possível no processo de ensino-aprendizagem. A partir desta práxis estabelecemos uma analogia com o Caleidoscópio. Os referenciais teóricos que nortearam esse trabalho foram o de Jean Piaget, para fundamentar a cooperação e os de Yin, Minayo e Demo, na pesquisa. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. A este entrelaçamento da pesquisa e cooperação que denominamos de pesquisa cooperativa, consideramos que obtivemos resultados positivos e aponta de forma promissora para o seu uso na Educação a Distância.