CALEIDOSCÓPIO: AS MULTIVISÕES FACETADAS DA PESQUISA COOPERATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Silvana Corbellini UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor
  • Luciane M. Corte Real UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor

Palavras-chave:

Pesquisa, Cooperação, Educação a Distância, Piaget, Metodologia de ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta estudos e trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelas autoras sobre o processo de ensino-aprendizagem alicerçado nas práticas da pesquisa e da cooperação na Educação a Distância (EAD). A ênfase recai na práxis que denominamos de pesquisa cooperativa como uma metodologia possível no processo de ensino-aprendizagem. A partir desta práxis estabelecemos uma analogia com o Caleidoscópio. Os referenciais teóricos que nortearam esse trabalho foram o de Jean Piaget, para fundamentar a cooperação e os de Yin, Minayo e Demo, na pesquisa. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. A este entrelaçamento da pesquisa e cooperação que denominamos de pesquisa cooperativa, consideramos que obtivemos resultados positivos e aponta de forma promissora para o seu uso na Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

Como Citar

CORBELLINI, Silvana; REAL, Luciane M. Corte. CALEIDOSCÓPIO: AS MULTIVISÕES FACETADAS DA PESQUISA COOPERATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1603.. Acesso em: 7 dez. 2024.