ANÁLISE DE INTERAÇÕES TUTOR-ALUNO COM ÊNFASE NA AFETIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Michely Santos Araújo UFS - Universidade Federal de Sergipe Autor
  • Márcio Batista Santos UFS - Universidade Federal de Sergipe Autor
  • Deise Santos do Nascimento UFS - Universidade Federal de Sergipe Autor

Palavras-chave:

tutor, aluno, afetividade, ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

O presente trabalho apresenta uma breve reflexão sobre as interações tutor-aluno com ênfase na afetividade, em uma abordagem Walloniana. As interações foram analisadas com base em três categorias verbais propostas por Tassoni (2000), passíveis de serem analisadas através de uma linguagem escrita. Para tanto investigamos todas as mensagens tratadas na plataforma MOODLE e trocadas por email entre um aluno selecionado e o tutor da disciplina matemática para administradores do curso de Administração Pública do CESAD, no período de 2012/2. Os resultados encontrados permitem informar que é possível encontrar manifestações afetivas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), sendo que nesse espaço as emoções são reveladas pelo uso das palavras. Tendo em vista o que foi exposto consideramos que é preciso ampliar os caminhos para uma aprendizagem onde intelecto e afeto sejam dimensões indissociáveis do mesmo ser.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

Como Citar

ARAÚJO, Michely Santos; SANTOS, Márcio Batista; NASCIMENTO, Deise Santos do. ANÁLISE DE INTERAÇÕES TUTOR-ALUNO COM ÊNFASE NA AFETIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1602.. Acesso em: 7 dez. 2024.