ANÁLISE DE INTERAÇÕES TUTOR-ALUNO COM ÊNFASE NA AFETIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
tutor, aluno, afetividade, ambiente virtual de aprendizagemResumo
O presente trabalho apresenta uma breve reflexão sobre as interações tutor-aluno com ênfase na afetividade, em uma abordagem Walloniana. As interações foram analisadas com base em três categorias verbais propostas por Tassoni (2000), passíveis de serem analisadas através de uma linguagem escrita. Para tanto investigamos todas as mensagens tratadas na plataforma MOODLE e trocadas por email entre um aluno selecionado e o tutor da disciplina matemática para administradores do curso de Administração Pública do CESAD, no período de 2012/2. Os resultados encontrados permitem informar que é possível encontrar manifestações afetivas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), sendo que nesse espaço as emoções são reveladas pelo uso das palavras. Tendo em vista o que foi exposto consideramos que é preciso ampliar os caminhos para uma aprendizagem onde intelecto e afeto sejam dimensões indissociáveis do mesmo ser.