O PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: A VISÃO DE PROFESSORAS INICIANTES EX-PARTICIPANTES

Autores

  • Débora Cristina Masseto Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor
  • Aline Reali Universidade Federal de São Carlos –UFSCar Autor

Palavras-chave:

Formação de professores, Programa de Mentoria, professor iniciante

Resumo

O presente projeto tem como objetivo investigar como o Programa de Mentoria online oferecido pela Universidade Federal de São Carlos, entre 2004 e 2007, contribuiu para a formação pedagógica dos professores iniciantes participantes da iniciativa, a partir da análise atual dessas professoras. A relevância do presente projeto está em analisar, após alguns anos, os impactos em suas trajetórias profissionais da participação de professores iniciantes no Programa em pauta. O referencial teórico no estudo proposto se pauta na literatura sobre professores iniciantes, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, base de conhecimento para o ensino. Metodologicamente, pretende-se realizar um estudo descritivo analítico, por meio de entrevistas semiestruturadas com uma amostra das participantes do Programa de Mentoria. A interpretação, reflexão e análise dos dados obtidos no decorrer do processo serão realizadas a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo (Bardin, 2000; Franco, 2007).

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

Como Citar

MASSETO, Débora Cristina; REALI, Aline. O PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: A VISÃO DE PROFESSORAS INICIANTES EX-PARTICIPANTES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1596.. Acesso em: 15 set. 2024.