O PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: A VISÃO DE PROFESSORAS INICIANTES EX-PARTICIPANTES
Palavras-chave:
Formação de professores, Programa de Mentoria, professor inicianteResumo
O presente projeto tem como objetivo investigar como o Programa de Mentoria online oferecido pela Universidade Federal de São Carlos, entre 2004 e 2007, contribuiu para a formação pedagógica dos professores iniciantes participantes da iniciativa, a partir da análise atual dessas professoras. A relevância do presente projeto está em analisar, após alguns anos, os impactos em suas trajetórias profissionais da participação de professores iniciantes no Programa em pauta. O referencial teórico no estudo proposto se pauta na literatura sobre professores iniciantes, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, base de conhecimento para o ensino. Metodologicamente, pretende-se realizar um estudo descritivo analítico, por meio de entrevistas semiestruturadas com uma amostra das participantes do Programa de Mentoria. A interpretação, reflexão e análise dos dados obtidos no decorrer do processo serão realizadas a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo (Bardin, 2000; Franco, 2007).