IDENTIFICAÇÃO DA PRESENÇA SOCIAL EM CURSOS A DISTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA EAD

Autores

  • Alessandra Fracaroli Perez USP - Universidade de São Paulo Autor
  • Carmen Lopes Gonçalves Lopes USP - Universidade de São Paulo Autor
  • Dyjalma Antonio Bassoli Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto Autor
  • Edson Walmir Cazarini USP - Universidade de São Paulo Autor
  • José Dutra de Oliveira Neto USP - Universidade de São Paulo Autor

Palavras-chave:

presença social, educação a distância, capacitação docente, fórum

Resumo

Este artigo visa pesquisar características da presença social em um curso de capacitação docente, na modalidade à distância. Quatro instâncias de avaliação foram realizadas, por pesquisa online, ao final da primeira etapa do curso: atuação pessoal, conteúdos, experiências de aprendizagem e aprendizagem em rede. Objetivou-se com o resultado que além de poder reconhecer as características da presença social no processo estabelecido, também foi permitido observar que os estudantes da capacitação docente avaliaram positivamente a experiência de se apresentar no processo partindo do papel discente. Como referencia para realizar desta análise, foi utilizada a Matriz Padrão de escala da presença social, desenvolvida por Kim (2011). Conclui-se que a presença social é um fator importante para entender a percepção do aluno sobre a sua aprendizagem e satisfação com o Curso, nesta modalidade de ensino, sendo um norteador de novas ações no planejamento da disciplina ou do Curso.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

Como Citar

PEREZ, Alessandra Fracaroli; LOPES, Carmen Lopes Gonçalves; BASSOLI, Dyjalma Antonio; CAZARINI, Edson Walmir; NETO, José Dutra de Oliveira. IDENTIFICAÇÃO DA PRESENÇA SOCIAL EM CURSOS A DISTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA EAD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1593.. Acesso em: 19 set. 2024.