IDENTIFICAÇÃO DA PRESENÇA SOCIAL EM CURSOS A DISTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA EAD
Palavras-chave:
presença social, educação a distância, capacitação docente, fórumResumo
Este artigo visa pesquisar características da presença social em um curso de capacitação docente, na modalidade à distância. Quatro instâncias de avaliação foram realizadas, por pesquisa online, ao final da primeira etapa do curso: atuação pessoal, conteúdos, experiências de aprendizagem e aprendizagem em rede. Objetivou-se com o resultado que além de poder reconhecer as características da presença social no processo estabelecido, também foi permitido observar que os estudantes da capacitação docente avaliaram positivamente a experiência de se apresentar no processo partindo do papel discente. Como referencia para realizar desta análise, foi utilizada a Matriz Padrão de escala da presença social, desenvolvida por Kim (2011). Conclui-se que a presença social é um fator importante para entender a percepção do aluno sobre a sua aprendizagem e satisfação com o Curso, nesta modalidade de ensino, sendo um norteador de novas ações no planejamento da disciplina ou do Curso.