O AVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: REFLEXÕES SOBRE A EAD E AS PRÁTICAS DE USO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA

Autores

  • Ariane Ranzani Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância , práticas de letramento , formação continuada, projetos de letramento

Resumo

Este trabalho visa refletir sobre um ambiente virtual que traz uma proposta de articulação entre a pesquisa de pós-graduação em Linguística Aplicada, a
possibilidade de formação continuada de professores alfabetizadores e o processo de ensino e aprendizagem envolvendo práticas sociais de escrita no primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa é de base qualitativa, interpretativa e colaborativa. Está embasada nos Estudos do Letramento, na teorização dos Gêneros Discursivos e nas reflexões sobre a Educação a Distância. Serão analisados relatos de professores alfabetizadores em duas ferramentas de atividades: o fórum e o diário reflexivo. Dentre as reflexões, é possível constatar que o ambiente virtual de aprendizagem e seu  redimensionamento espaço-temporal possibilitam a conciliação: formação continuada, trabalho e família, além de ser uma eficiente ferramenta para
interagir e refletir sobre a teoria e as práticas escolares de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 5. Educação a distância e sociedade

Como Citar

RANZANI, Ariane. O AVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: REFLEXÕES SOBRE A EAD E AS PRÁTICAS DE USO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1590.. Acesso em: 19 set. 2024.