O AVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: REFLEXÕES SOBRE A EAD E AS PRÁTICAS DE USO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
Palavras-chave:
Educação a Distância , práticas de letramento , formação continuada, projetos de letramentoResumo
Este trabalho visa refletir sobre um ambiente virtual que traz uma proposta de articulação entre a pesquisa de pós-graduação em Linguística Aplicada, a
possibilidade de formação continuada de professores alfabetizadores e o processo de ensino e aprendizagem envolvendo práticas sociais de escrita no primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa é de base qualitativa, interpretativa e colaborativa. Está embasada nos Estudos do Letramento, na teorização dos Gêneros Discursivos e nas reflexões sobre a Educação a Distância. Serão analisados relatos de professores alfabetizadores em duas ferramentas de atividades: o fórum e o diário reflexivo. Dentre as reflexões, é possível constatar que o ambiente virtual de aprendizagem e seu redimensionamento espaço-temporal possibilitam a conciliação: formação continuada, trabalho e família, além de ser uma eficiente ferramenta para
interagir e refletir sobre a teoria e as práticas escolares de aprendizagem.