A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA EM UM CURSO SUPERIOR DE MÚSICA: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA ENTRE ESTUDANTES

Autores

  • Fabiano Lemos Pereira UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Autor

Palavras-chave:

Educação musical a distância, aprendizagem de música a distância, caracterização do estudante virtual, aluno EAD, Aprendizagem a distância

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo delinear um panorama do atual ensino da música no Brasil entre instituições de nível superior, envolvendo estudantes que utilizam a internet como principal meio de ensino-aprendizagem no contexto da educação a distância (EAD). Por meio de uma pesquisa etnográfica, foram entrevistados alunos envolvidos com a EAD. Para a realização da pesquisa, (1) será feita observação participante como aluno na disciplina “Educação a distância para educação musical 1” na universidade “U” e (2) alunos participaram de entrevista aberta nos polos presenciais. O referencial teórico inicial para a pesquisa constitui-se das contribuições de Michael Moore (Teoria da distância transacional), Pierre Levy (conceito de Cibercultura e música tecno), Daniel Mill (quatro elementos necessários à educação) e Daniel Gohn (aprendizagem de percussão através de ambiente virtual de aprendizagem).

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

Como Citar

PEREIRA, Fabiano Lemos. A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA EM UM CURSO SUPERIOR DE MÚSICA: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA ENTRE ESTUDANTES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1589.. Acesso em: 19 set. 2024.