A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA EM UM CURSO SUPERIOR DE MÚSICA: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA ENTRE ESTUDANTES
Palavras-chave:
Educação musical a distância, aprendizagem de música a distância, caracterização do estudante virtual, aluno EAD, Aprendizagem a distânciaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo delinear um panorama do atual ensino da música no Brasil entre instituições de nível superior, envolvendo estudantes que utilizam a internet como principal meio de ensino-aprendizagem no contexto da educação a distância (EAD). Por meio de uma pesquisa etnográfica, foram entrevistados alunos envolvidos com a EAD. Para a realização da pesquisa, (1) será feita observação participante como aluno na disciplina “Educação a distância para educação musical 1” na universidade “U” e (2) alunos participaram de entrevista aberta nos polos presenciais. O referencial teórico inicial para a pesquisa constitui-se das contribuições de Michael Moore (Teoria da distância transacional), Pierre Levy (conceito de Cibercultura e música tecno), Daniel Mill (quatro elementos necessários à educação) e Daniel Gohn (aprendizagem de percussão através de ambiente virtual de aprendizagem).