LETRAMENTO DIGITAL COMO REQUISITO PARA A INCLUSÃO DIGITAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Autores

  • Viviane Raposo Pimenta Autor
  • Leonardo Moreira Pereira Autor

Palavras-chave:

Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Direito à Educação, Exercício da Cidadania

Resumo

No âmbito da LDB o exercício do direito a educação garantido  constitucionalmente se dá, principalmente, como processo de formação abrangente, inclusive o de formação para a cidadania. É neste contexto que se apresentam as questões relacionadas à inclusão digital e aos  multiletramentos, requisitos sem os quais não há como promover a Educação. Com o advento das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - NTIC -, aqueles que são de alguma forma excluídos  socialmente, acabaram se tornando também excluídos digitalmente, não possuem capacidade de responder às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital porque não possuem habilidades para construir sentido a partir de textos multimodais e
multissemióticos que mesclam palavras, elementos pictóricos, sonoros, numa mesma superfície. Diante de uma temática permeada por oposições internas optou-se pela abordagem do objeto pelo método dialético, por entender ser o mais adequado ao enfrentamento de uma temática de pontos e contrapontos.

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Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 5. Educação a distância e sociedade

Como Citar

PIMENTA, Viviane Raposo; PEREIRA, Leonardo Moreira. LETRAMENTO DIGITAL COMO REQUISITO PARA A INCLUSÃO DIGITAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1584.. Acesso em: 7 dez. 2024.