AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ALIADOS À PRÁTICA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Antônio Luiz Santana Autor

Palavras-chave:

Ambientes de Aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação, gestão do conhecimento

Resumo

Apresenta-se um estudo exploratório de utilização do Ambiente de Aprendizagem Moodle. Teve como objetivo promover uma reflexão em torno da integração de Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto educacional, tais como, os Ambientes de Aprendizagem baseados na Internet, com a finalidade de apoiar práticas de Gestão da Construção do Conhecimento. A realização da pesquisa compreendeu a aplicação de questionários, a execução de atividades no Ambiente e a análise de relatórios de acesso dos participantes, com dados fornecidos pelo uso da Plataforma. Como resultado, verificou-se que a utilização do referido Ambiente nos cursos presenciais tem sido uma alternativa viável. Trata-se de uma  importante contribuição para o efetivo funcionamento de cursos, a princípio, essencialmente presenciais. Implica um grande desafio, o de mobilizar professores e alunos, no sentido de criar momentos de construção coletiva do conhecimento.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 5. Educação a distância e sociedade

Como Citar

SANTANA, Antônio Luiz. AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ALIADOS À PRÁTICA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1582.. Acesso em: 15 set. 2024.