A EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE FÍSICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFES, NO POLO UAB DE ITAPEMIRIM/ES

Autores

  • Silvana Batista Sales Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Polo de Apoio Presencial, Licenciatura em Física, UFES

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar a importância dos Polos UAB enquanto novos espaços-tempos de formação universitária de professores, empregando o estudo de caso, numa perspectiva de abordagem qualitativa. Utiliza-se das técnicas de pesquisa documental e bibliográfica para relatar a experiência da implantação do Curso de Licenciatura em Física-EAD da UFES, no Polo UAB de Itapemirim/ES, no período de 2007 a 2012, inserida no contexto da política de interiorização desta IES e do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB/DED/CAPES. A pesquisa revela avanços e desafios à consolidação desta política, bem como as muitas formas, usos e apropriações dos saberes e fazeres que vêm sendo produzidos pelos estudantes da EAD, para além do “território” ou campus universitário, tradicionalmente instituído
em nosso Estado e país. Espera contribuir à complexa tarefa de res/ significação dos Polos UAB e da consolidação desta modalidade educacional, como forma de democratização de acesso ao ensino superior público e de qualidade.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 5. Educação a distância e sociedade

Como Citar

SALES, Silvana Batista. A EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE FÍSICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFES, NO POLO UAB DE ITAPEMIRIM/ES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1580.. Acesso em: 16 mar. 2025.