A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA E O COMBATE À HOMOFOBIA

Autores

  • Tiago Henrique Klengel Biasotto Mendes Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Formação Continuada de Professores, Homofobia, Instituição Escolar

Resumo

O presente trabalho se ocupará em analisar os avanços da Educação a Distância ocorridos a partir das transformações dos meios de comunicação, sobretudo com o desenvolvimento na área da internet, que possibilitaram a veiculação de informações revolucionando as noções de tempo e espaço. Neste sentido, tomaremos como objeto de análise o curso de formação continuada a distância intitulado Gênero e Diversidade na Escola (GDE), que através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) levaram o conhecimento sobre a temática a lugares em que não havia um campus universitário, possibilitando que professores de várias cidades brasileiras pudessem tomar contato com as questões de gênero, de sexualidade, raça/etnia e orientação sexual. É sobre este último aspecto que nos deteremos neste artigo, pois a Homofobia tem trazido inúmeros problemas para o interior das escolas, preocupando os educadores, pois não há preparo para trabalhar com as questões vinculadas à orientação sexual gerando silenciamento por parte da comunidade escolar
e perpetuação da violência contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. O GDE tem como objetivo preparar os profissionais da educação para lidar com os casos de preconceito e discriminação, algo que não seria possível se não fosse pelo alcance da Educação a Distância, que levou o curso a lugares que não possuíam estrutura física para recebê-lo.

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Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 5. Educação a distância e sociedade

Como Citar

MENDES, Tiago Henrique Klengel Biasotto. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA E O COMBATE À HOMOFOBIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1578.. Acesso em: 7 dez. 2024.