A EAD CONTRIBUI PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO  ACESSO À EDUCAÇÃO PÚBLICA?

Autores

  • Renata Gomes da Silva Autor
  • Eloiza Gomes de Oliveira Autor

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação a Distância, Democratização, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

O estudo tem como objetivo apresentar os resultados de um trabalho de pesquisa junto a duas universidades públicas federais do estado de Minas Gerais, delineando alguns conceitos sobre a democratização do ensino e seus efeitos no contexto da educação a distância, verificando a contribuição da EaD para democratização do acesso a educação pública no Brasil. Para melhor entendermos a relação da EaD com a Democratização no atual cenário das NTICs, foi aplicada um questionário com 14 perguntas, a um grupo de 93 professores tutores dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática da Universidade Federal Ouro Preto UFOP e Universidade
Federal de Juiz de Fora – UFJF. Neste ensaio apresentaremos às análises de apenas duas questões ligadas a democratização. Para tanto foi realizado o levantamento de informações referentes ao Projeto Político Pedagógico das instituições, associado à concepção-impressão que professores e tutores têm sobre a EaD, a fim de responder a questão de pesquisa. A metodologia utilizada foi amostra por conveniência. Os resultados preliminares serão apresentados neste ensaio.

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Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

SIED 2012 - Grupo 5. Educação a distância e sociedade

Como Citar

SILVA, Renata Gomes da; OLIVEIRA, Eloiza Gomes de. A EAD CONTRIBUI PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO  ACESSO À EDUCAÇÃO PÚBLICA?. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1577.. Acesso em: 15 set. 2024.